Tenha consciência e libere a passagem!

Todos que convivem com o trânsito das grandes cidades provavelmente já passaram pela situação de encontrar uma ambulância ou carro do Corpo de Bombeiros pedindo passagem.

Espera-se o bom senso dos motoristas, por se tratar de uma situação de emergência, seja aberta a passagem para estes veículos; porém muitas vezes isso não é o observado. E em situações de emergência cada segundo perdido faz uma grande diferença pois são vidas que estão em risco a espera de um socorro imediato.

Vale ressaltar que, além de educação, trata-se de uma obrigação dos motoristas. Veja o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto a esta questão: “O artigo 29 do CTB determina que os veículos destinados a salvamento e socorro de incêndio têm prioridade de trânsito quando em serviço de urgência, identificado pelo alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Quando os dispositivos estiverem acionados, os condutores devem se direcionar para a faixa direita da via, deixando livre a passagem pela faixa da esquerda. O motorista que desrespeitar a norma fica sujeito a multa gravíssima – R$191,54. Quanto aos pedestres, a orientação é atravessar a via apenas quando o veículo já tiver passado.”


CNH POPULAR – informação por um trânsito mais seguro!

Iniciativa Privada.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®