Semana do Trânsito – Coluna CNH POPULAR por Carlos Cônsoli

Semana Nacional do Trânsito 2015

A Semana Nacional do Trânsito deste ano terá como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança no trânsito”. Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a campanha  tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

“É importante alertar que alterar esse quadro depende de mudar de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas”, alerta o diretor do Denatran, Alberto Angerami. Para ele, o “ator” do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e,  responsável pelas próprias ações, sofre as consequências de suas escolhas.

O Conselho de Trânsito Brasileiro (Contran) estabelece o tema que deve ser promovido durante a semana pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. As ações realizadas pelo Ministério das Cidades/Denatran contribuem com a “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito”, que visa diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

Missão

O Departamento tem, por missão, cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e estabelecidas pelo Contran, mas também procura levar à sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito.

Um de seus objetivos é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso, convoca a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e por mudanças de atitude no trânsito.

Um dos objetivos da campanha é mobilizar toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável no trânsito, sensibilizando e conscientizando  a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras.

A ação educativa reforça a ideia de que o trânsito é uma questão de cidadania. Mudanças simples de atitude de motoristas, pedestres e ciclistas, podem diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.

A Campanha faz parte das ações nacionais da “Década para a Redução das Mortes no Trânsito”, uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o período de 2011 a 2020 para redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito.

#SejaVocêaMudançanoTrânsito

O movimento #Seja Você a Mudança no Trânsito surgiu da necessidade de envolver toda a comunidade na busca por um trânsito mais seguro. A hashtag, que estará presente a partir deste mês em todas as ações educativas da Secretaria de Transportes, foi inspirada no tema de 2015 da Semana Nacional do Trânsito, criado pelo Denatran.

As atividades serão voltadas para diversos públicos, com ações em escolas, em bares com a Lei Seca, entre servidores municipais, em empresas parceiras do projeto e principalmente nas redes sociais.

Com a #Seja Você a Mudança no Trânsito, será possível que cada cidadão publique em suas páginas pessoais da internet o que tem feito para ser a mudança no trânsito, por meio de fotos, vídeos e mensagens, contendo a experiência de cada um nas ruas.

Por CARLOS HENRIQUE CONSOLI, Direrto Geral – CFC CONSOLI – 50 anos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®