Programa de Educação para o Trânsito Move Mundo usa LEGO para conscientizar crianças a partir dos 3

Programa de Educação para o Trânsito Move Mundo usa LEGO para conscientizar crianças a partir dos 3

A ZOOM education for life, representante exclusiva da LEGO® Education no Brasil, está lançando o Programa Move Mundo – Programa de Educação para o Trânsito, que visa desenvolver em crianças e jovens noções de cidadania, ética e respeito, para que saibam tomar as decisões mais apropriadas e atitudes preventivas no trânsito. Desde 2000 a ZOOM, desenvolve projetos de Educação para o Trânsito Segundo Jean Amorim, Gerente da Unidade de Trânsito da ZOOM, faltam projetos relacionados a este setor no Brasil. “Educação no trânsito deve ser um dos pilares da educação. O importante não é ensinar à criança ou ao jovem o que ele deve fazer, mas sim como devem ser. Atividades educativas participativas são essenciais para isso”, comenta.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o período de 2011 a 2020 seria a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito. No Brasil, a iniciativa foi intitulada “Pacto Pela Vida” e compreende a redução de 50% no número de mortes em acidentes de trânsito. O objetivo do Move Mundo é colaborar diretamente para que essa meta seja atingida. No programa, os alunos serão despertados para ações conscientes e capazes de transformar a realidade.

As atividades são definidas de acordo com as faixas etárias em que serão aplicados. Na atividade Minha Cidade Legal, voltado ao Ensino Infantil, crianças de 3 a 6 anos realizarão construções utilizando o material LEGO Duplo®, por meio da metodologia aprender fazendo da ZOOM.

Já o Cidade Para Todos, criado para estudantes do Ensino Fundamental I e II – 7 a 14 anos – é composto por uma mini cidade dividida em oito quadrantes temáticos que abordarão situações do cotidiano. Através da metodologia do aprender fazendo e dos recursos LEGO Education, os alunos são desafiados a propor soluções às problemáticas no trânsito.

Para a faixa etária de 7 a 16 anos foi desenvolvido o Mini Cidade LEGO, que consiste numa mini cidade, com edificações construídas com os recursos LEGO® Education, semáforos, carrinhos e controles remotos utilizando o kit LEGO MindstormsEducation NXT, Central de Controle de Tráfego e Estações de Direção Imersiva.

As atividades são realizadas em Unidades Educacionais de Trânsito que podem ser fixas, que recebem visitação de alunos e móveis (micro-ônibus) onde são feitas atividades dentro do veículo e também em escolas. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, São Paulo e Ceará já contam com algumas dessas estruturas.

A novidade agora é a Unidade de Educação para o Trânsito Itinerante, que com armação de containers forma uma configuração desmontável e modular. O Espírito Santo será o primeiro a receber esta nova composição, que circulará por todo o estado.

Visite:

www.movemundo.com

www.zoomeducation.com

Fonte: Lucky Assessoria

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®