Programa de Educação para o Trânsito Move Mundo usa LEGO para conscientizar crianças a partir dos 3

A ZOOM education for life, representante exclusiva da LEGO® Education no Brasil, está lançando o Programa Move Mundo – Programa de Educação para o Trânsito, que visa desenvolver em crianças e jovens noções de cidadania, ética e respeito, para que saibam tomar as decisões mais apropriadas e atitudes preventivas no trânsito. Desde 2000 a ZOOM, desenvolve projetos de Educação para o Trânsito Segundo Jean Amorim, Gerente da Unidade de Trânsito da ZOOM, faltam projetos relacionados a este setor no Brasil. “Educação no trânsito deve ser um dos pilares da educação. O importante não é ensinar à criança ou ao jovem o que ele deve fazer, mas sim como devem ser. Atividades educativas participativas são essenciais para isso”, comenta.

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o período de 2011 a 2020 seria a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito. No Brasil, a iniciativa foi intitulada “Pacto Pela Vida” e compreende a redução de 50% no número de mortes em acidentes de trânsito. O objetivo do Move Mundo é colaborar diretamente para que essa meta seja atingida. No programa, os alunos serão despertados para ações conscientes e capazes de transformar a realidade.

As atividades são definidas de acordo com as faixas etárias em que serão aplicados. Na atividade Minha Cidade Legal, voltado ao Ensino Infantil, crianças de 3 a 6 anos realizarão construções utilizando o material LEGO Duplo®, por meio da metodologia aprender fazendo da ZOOM.

Já o Cidade Para Todos, criado para estudantes do Ensino Fundamental I e II – 7 a 14 anos – é composto por uma mini cidade dividida em oito quadrantes temáticos que abordarão situações do cotidiano. Através da metodologia do aprender fazendo e dos recursos LEGO Education, os alunos são desafiados a propor soluções às problemáticas no trânsito.

Para a faixa etária de 7 a 16 anos foi desenvolvido o Mini Cidade LEGO, que consiste numa mini cidade, com edificações construídas com os recursos LEGO® Education, semáforos, carrinhos e controles remotos utilizando o kit LEGO MindstormsEducation NXT, Central de Controle de Tráfego e Estações de Direção Imersiva.

As atividades são realizadas em Unidades Educacionais de Trânsito que podem ser fixas, que recebem visitação de alunos e móveis (micro-ônibus) onde são feitas atividades dentro do veículo e também em escolas. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, São Paulo e Ceará já contam com algumas dessas estruturas.

A novidade agora é a Unidade de Educação para o Trânsito Itinerante, que com armação de containers forma uma configuração desmontável e modular. O Espírito Santo será o primeiro a receber esta nova composição, que circulará por todo o estado.

Visite:

www.movemundo.com

www.zoomeducation.com

Fonte: Lucky Assessoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *