É muito importante prestar atenção na segurança de todos os passageiros dentro do veículo, porém as crianças necessitam de cuidado especial. No atual cenário de pandemia, é adequado que elas se mantenham o maior tempo em casa para evitar os perigos de contaminação. Mas, se for indispensável que elas saiam, garanta que sejam transportadas de maneira segura.

No Brasil, é obrigatório desde 2008 o uso dos sistemas de retenção, levando em consideração a faixa etária das crianças. Apesar da exigência estar em vigor há 12 anos, alguns responsáveis ainda tem perguntas sobre a utilização  desses indispensáveis equipamentos.

COMO É A LEI ATUAL?

O Conselho Nacional de Trânsito determina que os passageiros menores de 10 anos necessitam ser transportados no banco de trás, usando o equipamento de segurança indicado para cada idade. Bebês desde o nascimento até completarem um ano precisam estar no bebê conforto e posicionados de maneira que fiquem de costas para o painel, ficando, assim, ainda mais seguros.

Quando completam 1 ano e até chegarem aos 4 anos, elas precisam usar a cadeirinha, conectada tanto ao cinto do veículo quanto o do próprio equipamento. Desse modo, elas já se posicionam de frente para o painel.

Dos 4 anos e até completarem 7 anos e meio, as crianças utilizam o assento de elevação. Esse dispositivo ergue a o passageiro a fim de que o cinto não passe na altura do pescoço.

Dos 7 anos e meio até completar 10 anos as crianças devem ser transportadas no banco de trás com cinto de segurança de três pontos. Completando 10 anos, elas podem estar no banco de trás ou da frente com o referido cinto.

O QUE FOI ALTERADO?

A modificação mais significativa da nova lei é que as crianças na faixa etária de 4 até 10 anos ou que não tenham 1,45 pelo menos necessitam ser transportadas, obrigatoriamente, no banco de trás utilizando o assento de elevação e o cinto de segurança. Lembrando que os motoristas têm até 180 dias para se adaptar a essa regra. 

TRANSPORTE EM MOTOCICLETAS

A lei atual define que a idade mínima para esse tipo de transporte é de 7 anos. A nova regra prevê que somente crianças com 10 anos ou mais sejam transportadas na garupa de motocicletas. 

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011, promovendo educação no trânsito 

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *