Depois de passar pelas provas práticas, teóricas e, finalmente, passar na prova de direção para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação, há um período de comprovação. Esse é o período em que você irá usar a carteira provisória, antes de trocar pela sua CNH POP.

A carteira provisória, também conhecida como Permissão para Dirigir Veículo Automotor (PPD), te dá o direito de ir e vir, de andar por dentro das cidades e também nas rodovias. Mas, suas regras são diferentes da CNH POP.

Então, quais são as diferenças?

Validade: Enquanto a habilitação tem a validade de três anos para pessoas com idade superior a 65 anos e cinco anos para as pessoas com idade igual ou inferior a 65 anos. A Carteira Provisória tem o prazo fixo de um ano, depois é feita a troca para a CNH.

Infrações: Caso algum motorista infrinja alguma lei de Trânsito, colocando em risco a vida dele e de terceiros, o indivíduo com a habilitação levará alguns pontos na carteira e multa. No entanto, no caso da Carteira Provisória o condutor não pode cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou reincidir em infração média, sob pena de não obter a CNH ao final de doze meses, tendo que reiniciar o processo de habilitação.

Nesse período, quais situações devo evitar?

Como apontamos anteriormente, o período com a Carteira Provisória requer bastante atenção, principalmente, para não correr o risco de reiniciar o processo de tirar a Carteira de Motorista. Assim, algumas situações mais delicadas podem ser evitadas para que você não fique sem a sua CNH POP, como:

Dirigir alcoolizado: Segundo a Lei Seca de 2008, dirigir sobre influencia de 0,05 mg/L de álcool no sangue é proibido, portanto, nesse período evite o consumo de álcool. Indicamos que beba muita água se for em algum evento ou peça um de seus amigos para dirigir.

Excesso de velocidade: Em corridas ou no dia a dia é comum vermos motoristas excedendo o limite de velocidade. Durante o período com a Carteira Provisória, atente-se para não pecar no excesso de velocidade e manter a salvo a sua futura CNH POP.

Cinto de Segurança: O Cinto de Segurança é obrigatório dentro do carro, tanto para o condutor quanto para o passageiro. Nesse momento, preze pela sua vida e a dos seus acompanhantes, peça para que usem o cinto. Lembre-se também que com o cinto de segurança você não a risco de ser autuado.

Não deixe de dirigir! Quando se termina o processo de tirar a sua CNH importante treinar. Como diz aquele velho ditado “ a prática traz a perfeição”, nesse momento você deve exercitar tudo o que aprendeu na autoescola. É certo que se deve tomar um cuidado redobrado durante o período com a Carteira Provisória, mas não deixe de dirigir por medo de perder a carteira, não é necessário!

Agora você já está por dentro do dos cuidados que deve tomar nesse período, ficar atento a esses detalhes fará total diferença para conquistar a sua CNH POP!

PROGRAMA CNH POPULAR
Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *