A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento obrigatório que declara o motorista apto para dirigir em todo o país. Mas, já tendo uma habilitação, muitos escolhem fazer a mudança para as categorias C, D ou E. 

Mas, para que você possa conquistar novas formas de dirigir e sentir a sua liberdade antes é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  1. Ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria B ou 1 ano na categoria C, para mudar para categoria D; 
  2. Ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há um ano nas categorias C ou D, para mudar para categoria E;
  3. Não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
  4. Não pode possuir nenhum bloqueio no prontuário.

Requisitos cumpridos, categoria escolhida e investimento feito, escolha o dia e horário para ir a sua CFC. Lembrando que  você deve levar RG, CPF, CNH e comprovante de residência atualizado.

Nesse momento, você deverá pagar a taxa de abertura de pauta e iniciar o processo de habilitação, com o prazo de 12 meses para concluir os seus estudos. Depois de iniciar a sua pauta é preciso passar pelo Exame Toxicológico, e depois, se aprovado, passar pelo exame Médico e Psicotécnico, caso já tenham se passado cinco anos do último exame, em uma clínica credenciada pelo Detran.

Aprovado nos exames e entregue o Renach, como você já possui a CNH POP, não precisará passar mais uma vez pelas aulas teóricas e a Prova de Legislação. Apenas, deverá pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) e começar suas aulas de direção.

Licença concedida e escolhido seu instrutor, é hora de dirigir! 

Serão 20 horas/aulas de direção até o momento de pagar a taxa de marcação da prova e, finalmente, fazer o seu Exame de Direção. 

O agendamento dessa prova e a emissão do boleto pode ser feita pelo candidato no site ou pessoalmente no Departamento de Trânsito ou na Autoescola. Você pode escolher o dia, turno e dependendo da cidade o local, mas o horário definido pelo sistema. Para conseguir aprovação é preciso conseguir no mínimo 21 pontos. 

Também, é possível cancelar esse agendamento em até 48 horas úteis antes do horário da prova, basta procurar o Detran. 

Em caso de reprovação, esperar 2 dias úteis e remarcar o exame assim que efetuar a taxa de pagamento.E se não conseguiu comparecer, o candidato ausente pode marcar um novo exame assim que pagar o novo boleto.

Foi aprovado? É hora de comemorar! 

Sua CNH POP atualizada, chegará através dos Correios em até 15 dias úteis. Depois de todo esse processo, a trabalho ou a passeio, agora você pode sentir a sensação de liberdade que a CNH pode te proporcionar.

PROGRAMA CNH POPULAR 

Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *