Mudança de categoria: Como conquistar?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento obrigatório que declara o motorista apto para dirigir em todo o país. Mas, já tendo uma habilitação, muitos escolhem fazer a mudança para as categorias C, D ou E. 

Mas, para que você possa conquistar novas formas de dirigir e sentir a sua liberdade antes é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  1. Ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria B ou 1 ano na categoria C, para mudar para categoria D; 
  2. Ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há um ano nas categorias C ou D, para mudar para categoria E;
  3. Não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima, ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
  4. Não pode possuir nenhum bloqueio no prontuário.

Requisitos cumpridos, categoria escolhida e investimento feito, escolha o dia e horário para ir a sua CFC. Lembrando que  você deve levar RG, CPF, CNH e comprovante de residência atualizado.

Nesse momento, você deverá pagar a taxa de abertura de pauta e iniciar o processo de habilitação, com o prazo de 12 meses para concluir os seus estudos. Depois de iniciar a sua pauta é preciso passar pelo Exame Toxicológico, e depois, se aprovado, passar pelo exame Médico e Psicotécnico, caso já tenham se passado cinco anos do último exame, em uma clínica credenciada pelo Detran.

  • Exame Toxicológico: A Lei do Caminhoneiro, determina que os condutores das categorias C, D e E façam o Exame Toxicológico para casos de: obtenção da Carteira Nacional de Habilitação; alteração de categoria da CNH e renovação da CNH. O exame tem como objetivo identificar o consumo de drogas em um período de 90 dias.
  • Exame Médico: Esse exame avalia as condições físicas, como visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões do candidato. Avalia se o motorista tem condições ou não de dirigir um automóvel.
  • O Exame Psicotécnico: Ele avalia o psicológico do aluno, e também permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeça de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário chamado Renach atestando que ele está apto a iniciar as aulas  teóricas e práticas.  

Aprovado nos exames e entregue o Renach, como você já possui a CNH POP, não precisará passar mais uma vez pelas aulas teóricas e a Prova de Legislação. Apenas, deverá pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) e começar suas aulas de direção.

Licença concedida e escolhido seu instrutor, é hora de dirigir! 

Serão 20 horas/aulas de direção até o momento de pagar a taxa de marcação da prova e, finalmente, fazer o seu Exame de Direção. 

O agendamento dessa prova e a emissão do boleto pode ser feita pelo candidato no site ou pessoalmente no Departamento de Trânsito ou na Autoescola. Você pode escolher o dia, turno e dependendo da cidade o local, mas o horário definido pelo sistema. Para conseguir aprovação é preciso conseguir no mínimo 21 pontos. 

Também, é possível cancelar esse agendamento em até 48 horas úteis antes do horário da prova, basta procurar o Detran. 

Em caso de reprovação, esperar 2 dias úteis e remarcar o exame assim que efetuar a taxa de pagamento.E se não conseguiu comparecer, o candidato ausente pode marcar um novo exame assim que pagar o novo boleto.

Foi aprovado? É hora de comemorar! 

Sua CNH POP atualizada, chegará através dos Correios em até 15 dias úteis. Depois de todo esse processo, a trabalho ou a passeio, agora você pode sentir a sensação de liberdade que a CNH pode te proporcionar.

PROGRAMA CNH POPULAR 

Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®