O porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatório por lei. Baseado no artigo 232 do Código de Trânsito (CTB), o motorista pode ser autuado, nesse caso a multa chega a R$88,00, aproximadamente, e 3 pontos na sua habilitação Mas, imprevistos acontecem, em um dia agitado pode acontecer de esquecermos a carteira em casa e passar por essa complicação.

Com o tempo, a lei se tornou mais flexível. Nessa época já era possível comprovar a existência da sua carteira caso o fiscal conseguisse acessar sua habilitação na base de dados oficial. Mas, ainda corria o risco de o sistema estar desatualizado, indisponível ou o fiscal não ter acesso no momento a um aparelho para checar.

Para facilitar ainda mais o acesso, algum tempo depois, em dezembro de 2018, o decreto que valida a Carteira Digital de Trânsito foi aprovado. A versão digital da carteira agora tem o mesmo valor legal que a física. Agora, qualquer pessoa pode acessar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” nas lojas Google Play ou Apple Store.

Outra vantagem é que além de ter disponível a sua CNH, ele traz informações como o vencimento da sua CNH, aviso de recall para o seu veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que também está disponível neste aplicativo.

No caso do CRLV, a validade da sua versão mobile só foi aprovada em janeiro. Apesar de já ser possível o acesso em estados, como Minas Gerais e São Paulo, algumas unidades do DETRAN ainda não a disponibilizou, assim eles têm até Junho para se adaptarem e liberarem o Certificado de Registro na Carteira Digital de Trânsito.

Uma observação importante é a diferença entre portar e ter esses documentos. Mesmo que a pessoa possua as duas versões, tanto física quanto digital. Mas, não a tenha em mãos, esteja sem o celular ou bateria, ainda será autuado por falta de um meio de comprovação.

Como acessar a Carteira Digital de Trânsito?

Primeiramente, você deve conferir se a sua carteira de motorista está atualizada e possui o QR Code (CNH’s emitidas a partir de maio de 2017). Com o documento em mãos, siga o passo a passo para fazer o cadastro:

Instale o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;         

Cadastro de usuário

Baixar CNHe

Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:

Baixar CRLV

Atenção! Apenas um smartphone pode estar conectado ao app da CNH, não sendo possível acessar de outro dispositivo que não esteja cadastrado junto aos dados do condutor no Denatran. Em caso de roubo ou perda do celular o motorista deve bloquear a carteira digital no Portal de Serviços do Denatran. Também é possível habilitar o novo celular para qual a CNH Digital será transferida.

Agora que você sabe como funciona e onde baixar a sua Carteira Digital de Trânsito, você não vai ficar de fora dessa 😉

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *