A maioria das pessoas quando pratica uma infração no trânsito se preocupa com os pontos perdidos e se está prestes a alcançar o limite previsto por lei. Muitos não sabem como descobrir como está a situação e não conhecem a quantidade limite tolerada pelo Detran.

As infrações de trânsito são punidas de duas maneiras, no Brasil: pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Permissão Para Dirigir (PPD) e multas. A aplicação de cada penalidade depende da gravidade do ato cometido.

As multas obedecem ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e podem ser classificadas em: leve, média, grave ou gravíssima. Já os pontos tem como limite máximo possível 19.

Atingindo 20 pontos na carteira já é possível que a suspensão dela seja instaurada. Mas, motoristas profissionais como caminhoneiros e taxistas tem um limite menor, de 14.

Os pontos permanecem na carteira por um 1 ano, ou seja, expiram após 12 meses. Por exemplo, um motorista foi multado uma vez em agosto de 2019 e outra em setembro do mesmo ano. Em setembro de 2019 ele terá apenas os pontos da multa desse mês.

Você pode consultar os pontos de três modos:

É sempre importante lembrar que a melhor maneira de evitar os pontos e multas é dirigindo com segurança e cuidado. O CNH POP se preocupa com a consciência no trânsito, através do Inovador Conceito de Educação no Trânsito formamos um novo grupo de condutores responsáveis que prezam pela vida. No trânsito, siga as normas e fique atento! 

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito 

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *