Educação para o trânsito – Coluna CNH POPULAR por Carlos Cônsoli

Faça a sua parte para um convívio melhor!

Ir e voltar do trabalho, buscar as crianças no colégio, passar no supermercado para comprar algum produto que faltou para o jantar: com tantas tarefas fora de casa, o trânsito acaba consumindo um bom tempo do dia. Para que este seja um momento menos estressante, é essencial que pedestres e motoristas cumpram sua parte para um bom convívio. Mais do que saber as regras de trânsito previstas em lei, é importante que cada um saiba seu papel como cidadão, respeitando o próximo e promovendo a educação no trânsito.

Outra regra muito importante é procurar caminhos alternativos onde a incidência de trânsito é menor e a possibilidade de estressar é infinitamente menor, temos que admitir que nossa cidade está em franco crescimento há anos e nosso trânsito cresce no mesmo ritmo. A Settrans constantemente tem implementado ações em busca de alternativas para que nosso trânsito tenha uma fluência mais harmônica e com escoamento mais eficaz, mas apesar de todos estes esforços, em alguns horários principalmente de pico ainda temos muitas dores de cabeça, então façamos nossa parte!

Paciência e respeito sempre

Para começar, lembre-se dessa dica simples e eficaz: se estiver estressado, não saia de casa com o carro. Assim, você evita se envolver em brigas desnecessárias com outros motoristas. O bom convívio no trânsito depende muito da paciência dos condutores e do respeito mútuo. Procure não xingar outros motoristas, seja gentil e permita que outros carros ultrapassem e sempre agradeça as gentilizas de outros condutores.

Não use o celular enquanto estiver dirigindo

Falar ao telefone e mandar mensagens de texto são duas atitudes que contribuem para diminuir a atenção do condutor. Para ser mais exato, um estudo da Universidade Carnegie Mellon, da Pensilvânia (Estados Unidos), revelou que usar o celular na direção pode diminuir em até 37% a concentração do condutor. Por isso, usar um smartphone ou outros eletrônicos aumentam as chances de acidentes consideravelmente. Preserve sua vida, dos passageiros e dos outros motoristas: guarde o celular, enquanto dirige.

Atenção nas áreas escolares

Também é importante exercer sua cidadania em áreas especiais, como locais com hospitais e escolas. Não use a buzina, excessivamente, ou passe com o som alto perto de hospitais. Já nas áreas escolares é importante respeitar as sinalizações: Reduza a velocidade e esteja atento à movimentação de crianças.

Faixa de segurança

Educação no trânsito inclui ser gentil com os pedestres. Esteja atento às pessoas atravessando a rua e respeite a faixa de pedestres: sinalize, não pare em cima da faixa e deixe que as pessoas atravessem na faixa. Esse é mais um exemplo de atitude cotiana que deve ser adotada no trânsito para promover a boa convivência.

Cuidado com motociclistas

Para manter o trânsito seguro é importante lembrar mais uma regra: os grandes devem ter cuidado com os pequenos. Na prática, isso significa que motoristas de caminhão devem ter cuidado com os carros e os condutores com os motociclistas. Esteja sempre atento às ultrapassagens e lembre-se de sinalizar todas as manobras.

Cuidados para os motociclistas

Condutores de motos também devem estar atentos para evitar acidentes. Aqui vão algumas regras que devem ser adotadas pelos motociclistas para promover a segurança e a educação no trânsito: reduza a velocidade, quando a pista estiver molhada, mantenha seu farol aceso para que outros motoristas tenham uma boa visualização da sua moto, não circule entre filas de veículos, não faça malabarismos ou manobras perigosas e mantenha sempre uma distância segura dos carros.

E você, tem feito sua parte para garantir o bom convívio no trânsito?

CARLOS HENRIQUE CONSOLI.

Direrto Geral – CFC CONSOLI -50 anos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®