DETRAN-MG AUTORIZA A ABERTURA DE 02 CATEGORIAS SIMULTÂNEAS

Na última segunda-feira, dia 16, o DETRAN-MG liberou um comunicado interno para as autoescolas informando a finalização da modificação no SIAEX, para atender a abertura do processo de habilitação de forma simultânea nas categorias A e B, carro e moto.

Apesar da grande novidade, o Programa CNH Popular já proporciona aos seus alunos a experiência do processo nessas duas categorias de forma separada através do POP PLUS (A+B) há quase uma década.

Com esse novo comunicado do DETRAN-MG, a partir de agora nosso aluno terá duas modalidades para se matricular nessas categorias, conheça:

POP PLUS x POP SIMULTÂNEO

No POP PLUS, o aluno tem a opção de se habilitar em duas categorias, uma por vez, sendo a primeira inicial e a segunda adição com as seguintes exigências: 

  • Carga de 20 aulas práticas para a primeira habilitação e 15 para a adição da segunda categoria;
  • É necessário realizar um exame médico para categoria inicial e um novo exame para adição de categoria; 
  • Para iniciar as aulas práticas será necessária a aquisição de duas Licenças de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), uma para primeira categoria e uma nova para a segunda. 

Já no POP SIMULTÂNEO será disponibilizado a opção de habilitar-se em duas categorias simultaneamente com as seguintes normas:

  • Serão utilizadas as mesmas taxas e exames para ambos (Exame médico e psicotécnico, abertura de pauta, exame de legislação e LADV);
  • Será emitida uma única Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) para os dois processos simultâneos;
  • O candidato pode cumprir a carga horária das duas categorias de acordo com a disponibilidade do CFC;
  • A única taxa que continua com o pagamento separado é a taxa de exame de direção veicular, que deverá ser paga por categoria;
  • A Permissão para Dirigir (PPD) será emitida quando o aluno for aprovado em ambas as categorias. Porém, será dado a ele a possibilidade de desistir de uma delas caso tenha sido aprovado em uma e queira receber a habilitação antes de finalizar a outra. Nesse  caso, o condutor terá que reiniciar o processo do qual desistiu para poder adicionar a nova categoria em sua habilitação.

Dúvidas ou mais informações você pode acompanhar no site do DETRAN-MG: https://www.detran.mg.gov.br ou aqui no Blog do CNH POP!

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®