Andando pela rua não é difícil ver cachorros com a cabeça de fora da janela dos carros. Porém, essa prática comum é ilegal. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é permitido transportar animais dentro de veículos, mas existe uma maneira certa de fazê-lo.

É necessário preservar o bem-estar e o conforto dos animais, logo não é correto nem seguro transportar seu pet no colo ou solto pelo veículo. Isso pode distrair o motorista, causar acidentes e danos físicos ao seu gato ou cachorro.

O artigo 252 do CTB afirma que transportar pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre os braços e pernas é uma infração média. O valor da multa nesse caso é de R$ 130,16 e o condutor também é punido com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Do mesmo modo que transportar seu pet no interior do carro de forma errada gera multa, carregá-lo na parte externa acarreta punição. O valor da infração grave é de R$ 195,23 e o condutor recebe 5 pontos na CNH. Além disso, só é possível continuar com a viagem se o motorista ajustar o modo de transporte do animal.

Uma maneira de carregar seu pet com segurança é a caixa de transporte. É importante se certificar que ela esteja bem posicionada de forma que não caia quando acontecer algum movimento mais brusco. Também que a portinha dela se mantenha fechada durante todo tempo para que seu animal não saia e que ela fique no banco traseiro, pois na parte da frente há mais riscos de acidente.

Outra possibilidade é uma cesta para cachorro, que já vem com um cinto adequado para fixar no carro. Esse recurso é mais adequado para animais menores, pois aguenta até 10 quilos. 

O transporte com peitoral, colocado entre a barriga e as pernas do seu pet,  possibilita uma ótima proteção contra freadas e movimentos bruscos. É importante que ele esteja bem preso e firme para que o cachorro não caia.

Sabemos que você ama seu pet e cuida muito bem do seu amigo. Mas não se esqueça dessas dicas importantes para seu bem estar e do dele também no trânsito.

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito 

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *