Como tirar carteira de motorista em MG?

Sua CNH está mais perto do que você imagina!

Muitas pessoas sonham com sua primeira habilitação (CNH), no Estado de Minas Gerais não é diferente, o problema é a falta de informação, muitos acham que será difícil realizar esse sonho, que existe muita burocracia, mas isso não é verdade. Para tirar sua primeira habilitação você deve adquirir apenas algumas informações.

É de fundamental importância saber que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória para todos os condutores de veículos do Brasil. Trata-se de um documento que atesta que a pessoa está apta a dirigir. Conduzir automóveis sem ter a CNH é tido como uma infração gravíssima de trânsito. Nesse caso, a lei diz que o motorista gera perigo de dano a si e a terceiros, podendo sofrer multas, ter o veículo apreendido e, dependendo da situação, ser detido de seis a doze meses.

Quer tirar sua habilitação e não sabe por onde começar? Então fique tranquilo, que nesta matéria nós vamos te explicar tudo que precisa fazer, passo a passo.

Tipos de habilitação

A: Motos
B: Carros de passeio
C: Caminhões
D: Ônibus e vans (com passageiros)
E: Veículos com unidades acopladas(carretas)
A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias A ou B. Há uma opção de tirar as duas categorias simultaneamente — mas, nesse caso, é preciso fazer mais 25 horas/aula. Quem já possui a CNH categoria B, pode tirar, depois de um ano, a categoria C ou D e, após mais um ano, a categoria E — mas é preciso, para avançar em cada categoria, mais 25 horas/aula.

Você já tem 18 anos? Sabe ler e escrever? Possui documento de identidade e CPF? Tem um comprovante de residência? Se respondeu sim para todas questões, então você já está pronto para começar o processo de habilitação. O primeiro passo é preencher um formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Importante o candidato saber e compreender os riscos e consequências de seus atos podendo ser responsabilizado penalmente por eles.

Se você mora em Belo Horizonte esse cadastro pode ser feito pessoalmente na sede do Departamento de Trânsito, se você não está em BH, pode procurar uma unidade da Ciretrans, ou ainda, de qualquer cidade ir até um centro de formação de condutores mais próximo

A partir do momento que realizar a inscrição, o prazo para concluir todo o processo é de 1 ano.

Qual é esse Processo?

Logo após se inscrever é preciso passar por um exame médico e o psicotécnico.

São testes bem simples. Esse agendamento pode ser feito pelos profissionais do local onde se cadastrou: Departamento de Trânsito, Ciretrans, autoescola, ou pelo telefone impresso na guia da taxa paga.

Exame médico: O exame médico avalia as condições físicas do candidato, avalia a visão, força muscular, coração, pressão arterial e pulmões.

O exame psicotécnico ou psicológico: avalia suas condições mentais. Permite detectar se o candidato é portador de distúrbios que o impeçam de dirigir. Ao término dos exames o candidato receberá do psicólogo um formulário (Renach) atestando que ele está apto a iniciar as aulas práticas e teóricas.  Nesse momento o candidato já pode procurar um Centro de formação de condutores (autoescola). A parte da autoescola é uma das mais importantes, é nela em que você vai ter todas as aulas teóricas e práticas. Ao comparecer na autoescola escolhida, levar toda sua documentação, RG, CPF, comprovante de endereço e principalmente o documento que recebeu do psicólogo (Renach).

Após a aprovação é a hora de cursar o Curso de legislação.

É obrigatório cumprir no mínimo 45 horas/aulas. Neste curso você aprende sobre as leis de trânsito, direção defensiva, infrações e penalidades, sinalização, normas de conduta e circulação, meio ambiente e convívio social, noções básicas de primeiros socorros e de mecânica. Mas não se desespere, todo esse conteúdo está disponível no Manual para preparação do exame teórico do Detran ou mais conhecido como Apostila de legislação de trânsito.

Completando essa etapa está na hora de mais um teste, a prova de Legislação. O agendamento dessa prova e a emissão do boleto pode ser feita pelo candidato no site do Detran-MG, ou pessoalmente em um daqueles locais que foi feito a inscrição, se lembra? O Departamento de Trânsito, Ciretrans ou na autoescola. Você pode escolher o dia, turno e dependendo da cidade o local, mas o horário definido pelo sistema. Para conseguir aprovação é preciso conseguir no mínimo 21 pontos.

É possível cancelar esse agendamento em até 48 horas úteis antes do horário da prova, basta procurar o Detran ou Ciretran. Para reagendar é preciso aguardar 24h após o cancelamento e acessar o site: http://bit.ly/2syC52E.

Em caso de reprovação, esperar 2 dias úteis e remarcar o exame assim que efetuar a taxa de pagamento.

Se enrolou e não conseguiu comparecer? O candidato ausente pode marcar um novo exame assim que pagar o novo boleto.

 

Último passo, ainda não, mas estamos quase lá 

 

Aprovado na legislação, agora é a hora mais esperada, vamos para a parte prática da CNH. Com a sua LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) em mãos é necessário realizar 20 horas/aula, no caso da categoria B (carro) essa etapa é feita nas ruas, já para a categoria A (moto) há uma moto pista onde o futuro condutor pode aprender ‘botando a mão na massa’. Ambas as categorias, é obrigatório fazer uma dessas aulas no período noturno.

Importante: para ter a sua LADV é preciso pagar uma taxa antes. Para não se embolar com tantas taxas e agendamentos, uma boa escolha é procurar um Centro de Condutor (CFC) de sua confiança e deixar essa parte burocrática com eles.

Enfim chegamos a última parte do processo: exame de direção veicular

Após pagamento da taxa final do seu processo que é a taxa de exame de direção, o exame é marcado pelo CFC. O dia, horário e local da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito da sua cidade.

O candidato reprovado pode realizar outro exame depois de 15 dias, agendando na semana seguinte da reprovação, mediante a mais um pagamento de boleto. Caso não tenha conseguido comparecer basta efetuar o pagamento de uma nova taxa e reagendar o exame.

Você pode cursar mais aulas do que o exigido, caso ache necessário ou seu instrutor te indique, tanto para a primeira vez que passar pela prova ou as demais que possam ter.

Ao ser aprovado o candidato receberá sua permissão para dirigir, que é uma CNH provisória, com validade de um ano. Durante esse período o motorista deverá se comportar de forma  exemplar no trânsito para não correr o risco de perder sua habilitação provisória. Após esse período o motorista receberá sua habilitação definitiva que deverá ser renovada de tempos em tempos.

Depois de todo esse processo, a trabalho ou a passeio, agora você pode sentir a sensação de liberdade que a CNH pode te proporcionar.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®