Depois que se completa a maioridade muitas pessoas conquistam a sonhada Carteira Nacional de Habilitação. Este documento declara o condutor apto para dirigir pelas ruas e rodovias das cidades. É um agente facilitador para quem precisa se locomover de forma rápida e fácil para ir trabalhar, buscar a família, etc.

Assim como portar a CNH é algo fundamental, manter esse documento atualizado também é importante, para que possa se locomover de forma legal e sem preocupações com fiscalização e multa. Sabe-se que a habilitação vence a cada 5 anos e, para pessoas acima de 65 anos, a cada 3 anos. Então, você deve ficar atento para não perder o prazo.

Obs. A carteira ainda é válida dentro do período de 30 dias após o vencimento. Podendo apresentar passagem aérea ou comprovante de trabalho no exterior no caso de não poder fazer a renovação imediata.

Abaixo deixaremos o passo a passo para quando você precisar renovar a sua carteira 😉

Agendamento Online 

  1. Entre no site do DETRAN do seu estado.
  2. No canto esquerdo, selecione “Renovação”.
  3. Preencha o formulário.
  4. Na parte de “Registro” é preciso informar o número da CNH atual e a sua categoria.
  5. Por fim, é preciso fornecer os números de segurança enviados pelo site e “Enviar”.
  6. Na tela seguinte, escolher data e hora para fazer o atendimento presencial no DETRAN e ficar atento aos documentos e informações necessárias para o atendimento presencial. 

Quais são os documentos devo levar?

Além disso, é preciso fazer um Exame Médico em uma clínica credenciada indicada ao DETRAN que você irá fazer o atendimento presencial. Qualquer pessoa que exerça atividade remunerado através do transporte de bens e pessoas deve passar pelo Exame Psicotécnico.  

Também é preciso pagar uma taxa ao DETRAN pelo serviço de renovação, em um banco credenciado. Depois, o comprovante de pagamento junto com o atestado do exame médicos devem ser entregues para finalizar o processo.

Atenção! O processo pode variar de acordo com o DETRAN  de cada estado.

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *