Ciclistas no trânsito

Bicicletas são um dos meios de transporte mais populares do mundo, econômicas e de baixo impacto ambiental. Elas servem para exercício físico e podem ser usadas para ir e voltar da escola, e até mesmo trabalhar, como pode ser observado com a popularização dos serviços de entrega por aplicativos.

Em muitas cidades brasileiras, encontramos pistas especialmente construídas para o trânsito de bicicleta em ciclovias. É necessário ter cuidados especiais para andar de bicicleta nas ruas e ciclovias, principalmente nas grandes cidades.

Em média, 850 ciclistas morrem todos os anos por envolvimento em acidentes de trânsito. Cerca de 60% das mortes são registradas nas regiões Sul e Sudeste. Por este motivo é necessário que a bicicleta tenha sinalização de segurança, campainha e espelho retrovisor. Além disso, é importante que o ciclista use o capacete.

O item mais básico é saber que as  bicicletas têm prioridade sobre veículos maiores e que possuem motor, ou seja, o motorista deve, sempre que possível, conceder a passagem. Os carros também devem reduzir a velocidade quando ultrapassam os ciclistas e manter uma distância mínima de 1,5 metro. A lei de diversos municípios, estabelece que o poder público crie espaços destinados para o estacionamento das bicicletas em locais com grandes índices de circulação de pessoas. 

Ciclistas, motoristas e pedestres precisam exercer sua cidadania e capacidade de empatia, pois são muitas as situações que podem demandar um bom entendimento entre todas as partes. Tomar o trânsito mais pacífico e menos violento deve partir da atitude de cada um para com seu próximo. Esses são os principais direitos e deveres dos ciclistas. Conhecendo a lei e agindo com bom senso, podemos caminhar para um futuro onde o trânsito será mais saudável e pacífico, com lugar para todos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®