De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro(CTB), não existe idade máxima para deixar de dirigir, mas a renovação da habilitação deve ser mais frequente para os idosos. De acordo com a nova legislação que entrou em vigor em abril de 2021 , é preciso renovar a CNH a cada cinco anos para quem tem entre 50 a 70 anos e o prazo cai para três anos para quem tem mais de 70. Essa diminuição de tempo leva em conta as dificuldades do envelhecimento.
A habilidade ao volante é de extrema importância, olhos e ouvidos devem trabalhar em conjunto e, a partir de certa idade, características como velocidade, reflexo, resposta, equilíbrio e coordenação começam a diminuir, por esse motivo a visão e a audição ficam comprometidas. Sendo assim, torna-se necessário uma avaliação mais constante a respeito da capacidade de condução de um veículo por um idoso.
Assim como várias atividades diárias passam por mudanças à medida que a idade avança, com o dirigir não é diferente. Mas ,a boa notícia é que para alguns casos é possível dar uma ajudinha e isso tem a ver com adaptar o carro ou optar por um modelo mais moderno e que compense algumas perdas, por exemplo: câmbio automático, devido a falta de coordenação em algumas tarefas, como engatar marcha, soltar embreagem e apertar pedais. Também podem ser úteis para o idoso sensores de alarme , câmeras de ré, GPS, retrovisor com campo maior, volantes ajustáveis, apoios lombares, espelhos anti reflexos, sistemas de controles de velocidade, estabilidade e tração.
Não existe restrição por idade, mas sim por condições físicas e psicológicas para garantir mais segurança a quem está dirigindo, acompanhado ou para terceiros. A ação de dirigir traz, para o idoso, a liberdade, autonomia e autocontrole, no entanto, deve ficar atento aos comportamentos no momento da direção, é fundamental prezar pela segurança e pela vida de todos.
PROGRAMA CNH POPULAR
Há uma década transformando vidas
Iniciativa Privada de Responsabilidade Social