O Senado aprovou na última quinta-feira, dia 03 de setembro, o Projeto de Lei 3267/19 que traz mudanças para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as alterações propostas o aumento da validade da carteira de motorista para 10 anos foi o que mais chamou atenção.

 Mas, mudanças a respeito da pontuação na CNH, avaliação psicológica, cadeirinha e exames também aconteceram. Confira os principais pontos:

Pontuação na CNH

O texto coloca limites diferentes, dentro de 12 meses, para a pontuação na carteira de motorista antes da suspensão. Entre eles, 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima; 30 pontos pra quem já possui uma gravíssima e 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações.  

Avaliação Psicológica

As avaliações psicológicas serão solicitadas quando houver acidente e o condutor tenha contribuído, se ele for condenado judicialmente por delito de trânsito e; se estiver colocando em risco a segurança do trânsito, por decisão da autoridade de trânsito.

Cadeirinha

O uso da cadeirinha é obrigatório para crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m de altura, o descumprimento ocasionará uma multa que equivale a uma infração gravíssima.

Exames toxicológicos 

A obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E que fizerem a renovação da CNH, muito discutido no decorrer da construção do projeto de lei,  continua sem alterações. 

Exames de aptidão 

Os exames de aptidão física e mental devem ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, com a titulação de especialista em medicina do tráfego ou em psicologia de trânsito, respectivamente. Já que o texto atual, que será modificado, não é clara a exigência.

 

Ainda no PL tópicos como motos, recall, cadastro positivo, escolinhas de trânsito, consulta pública, multas administrativas, reprovação de exame, faróis, capacetes sem viseira, aulas à noite e policiais legislativos são abordados em detalhes e trazem mudanças para o Código de Trânsito Brasileiro.

Reforçando que o Projeto de Lei 3267/19 já foi aprovado pelo Senado, mas aguarda para ser sancionado pela Presidência da República ainda esse mês. 

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 transformando vidas

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *