​O trânsito pode ser um lugar perigoso. Com um certo tempo de direção os motoristas costumam esquecer algumas instruções dadas durante o processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação, a sua CNH POP. Por isso, criam vícios, os quais causam a maior parte dos acidentes no trânsito hoje em dia.

Para amenizar esses riscos de acidentes, todas os Centros de Formação de Condutores têm o curso de Direção Defensiva, obrigatoriamente, durante as aulas de habilitação.

Mas, afinal o que é Direção Defensiva?

A maioria das infrações de trânsito são causadas por falhas humanas, por conta de negligência, imprudência ou imperícia. A Direção Defensiva vem de encontro a esses problemas trazendo um conjunto de medidas de prevenção, que tem o objetivo diminuir acidentes e suas consequências no trânsito.

Abaixo vamos deixar algumas dicas de como aperfeiçoar a direção defensiva no trânsito, para que você possa relembrar o processo de habilitação.

Não se arrisque: A prudência é amiga do motorista. Mantenha-se seguro evitando fazer ultrapassagens arriscadas, pecar no excesso de velocidade, avançar no sinal vermelho, ir a locais proibidos e manobras perigosas. Evite essas situações prezando pela sua vida enquanto motorista, passageiros e terceiros que estão percorrendo a rua ao seu redor.

Mantenha-se equilibrado: O estresse pode tirar a muitos do equilíbrio, mas durante um dia agitado, um acidente ou briga no trânsito mantenha a calma. Nesse momento, o melhor a fazer é pensar na sua segurança e dos seus passageiros. Além disso, lembre-se que não vale a pena ganhar pontos na sua CNH por conta de um rápido momento de estresse.

Respeite as sinalizações: As placas, sinaleiros e cones na pista são colocados justamente para orientar o condutor e evitar imprevistos. Mantenha-se na direção indicadas e fique atento às sinalizações de buracos, obras e acidentes.

Manutenção do automóvel: Se você é daqueles que só faz revisão do carro ou moto quando o veículo apresenta algum problema, agora é o momento de de você fazer diferente. A manutenção preventiva do veículo deve ser feita regularmente. Além disso, é preciso ficar atento aos sinais e barulhos. Qualquer alteração pode ser um possível dano em alguma peça, que pode te deixar na mão ou causar um acidente.

Esteja informado: Fique atento às atualizações das normas de trânsito, das aplicações na CNH e dicas de direção. Você pode ter acesso a essas informações pelo blog do PROGRAMA CNH POPULAR, ou ainda, pelo site do DETRAN do seu estado.

Outras práticas como dirigir com sono, utilizar remédios e substâncias estimulantes para inibir o sono, usar e falar ao celular enquanto dirige, não usar o cinto de segurança e dirigir alcoolizado devem ser evitadas.

No trânsito o sentido é a vida. Fique atento!

PROGRAMA CNH POPULAR
Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada de responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *