7 dicas para fazer a revisão do seu carro

Quando chegamos na fase adulta, um dos bens mais desejados depois da Carteira Nacional de Habilitação, sua CNH POP, é o carro. Porém, para a preservação e bom desempenho a manutenção e limpeza do automóvel é algo fundamental.

Pensando nisso, confira abaixo 7 passos para fazer a revisão no seu carro.

  • Alinhamento e balanceamento

O Alinhamento é um fator muito importante na hora de dirigir, se o motorista está com dificuldades em conduzir em linha reta ou sente que o carro está puxando para um dos lado, é hora de fazer uma revisão para retomar o equilíbrio do veículo.

Da mesma maneira o balanceamento é vital na vida útil de um veículo. Ele é feito no conjunto de pneus e rodas para evitar trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h. Além de evitar a deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem, entre outros.

  • Freios

Freios são uma ferramenta que dispensa apresentações, é o que nos salva em diversos momentos no trânsito. Cabe ao condutor ficar atento e fazer a manutenção preventiva para que não aconteça problemas graves e acidentes futuramente. 

  • Sistema Elétrico

A revisão do Sistema Elétrico é delicada e requer atenção redobrada. Os itens principais que compõem essa parte do carro são bateria, alternador, iluminação, sinalização e periféricos. Todos, cada um com sua peculiaridades, devem ser observados e passarem pela manutenção no tempo estipulado.

  • Água no radiador

Para mantermos a temperatura correta do veículo contamos com componentes como radiador, válvula termostática, mangueira, bomba d’água, reservatório de água e ventoinha. Em dias quentes, o calor pode superaquecer o motor e é responsabilidade do motorista checar o nível da água e o funcionamento dos demais itens para que isso não aconteça..

  • Nível do óleo

O óleo é que lubrifica e garante a limpeza do motor. O nível desse elemento precisa ser checado de acordo com as marcações de mínimo e máximo. Abaixo do nível podendo prejudicar a limpeza e acima pode gerar vazamento por aumentar a pressão no cárter. Um detalhe importante é conferir a cor do óleo, se escuro é preciso fazer a troca. O ideal é seguir o padrão e trocar a cada 5 ou 10 mil km.

  • Estado dos pneus

A qualidade dos pneus com o seu tempo de uso é indicada pelo Tread Wear Indicator, uma pela saliência de borracha que fica acoplada no interior de um dos sulcos do pneu. 

Outro sinal que deve ser notado é o desgaste da borracha de pneus, a profundidade e à situação geral das bandas de rolagem devem ser conferidos mensalmente, além é claro da calibragem dos pneus.

No final, o ideal é trocá-los a cada cinco anos, essa validade serve de padrão para qualquer modelo de pneu. A cautela deve partir do condutor e a manutenção preventiva ser realizada em uma oficina especializada.

  • Ruídos

Ruídos são um dos sinais para indicar que há algum problema. Fique atento a barulhos fora do normal e de onde eles vem. Os barulhos mais comuns vem, principalmente, de falhas no amortecedor, pneus danificados, defeito no ar-condicionado, falta de água no radiador, tensão da correia dentada, suporte do motor quebrado, rolamento de roda danificado, falta de óleo na caixa de direção hidráulica, pastilhas de freio desgastadas.

Anotou tudo? Tirou aquele print? Agora você já é capaz de revisar o seu carro e cuidar dele da melhor maneira possível!

PROGRAMA CNH POPULAR

Desde 2011 promovendo educação no trânsito.

Iniciativa Privada de Responsabilidade Social. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

POP Contato

Central Programa CNH Popular 

Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 1205 – Sala 103 
Bairro: Morada da Colina, Uberlândia – Minas Gerais
CEP 38400-142 – Telefone – (34) 32319257

POP Mídia Social

® Copyright 2006 - 2020 Programa CNH Popular®