Notícia
Voltar...

TENHA CONSCIÊNCIA, LIBERE A PASSAGEM!

TENHA CONSCIÊNCIA, LIBERE A PASSAGEM!

Todos que convivem com o trânsito das grandes cidades provavelmente já passaram pela situação de encontrar uma ambulância ou carro do Corpo de Bombeiros pedindo passagem.

Espera-se o bom senso dos motoristas, por se tratar de uma situação de emergência, seja aberta a passagem para estes veículos; porém muitas vezes isso não é o observado. E em situações de emergência cada segundo perdido faz uma grande diferença pois são vidas que estão em risco a espera de um socorro imediato.

Vale ressaltar que, além de educação, trata-se de uma obrigação dos motoristas. Veja o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto a esta questão: “O artigo 29 do CTB determina que os veículos destinados a salvamento e socorro de incêndio têm prioridade de trânsito quando em serviço de urgência, identificado pelo alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Quando os dispositivos estiverem acionados, os condutores devem se direcionar para a faixa direita da via, deixando livre a passagem pela faixa da esquerda. O motorista que desrespeitar a norma fica sujeito a multa gravíssima - R$191,54. Quanto aos pedestres, a orientação é atravessar a via apenas quando o veículo já tiver passado.”

CNH POPULAR - informação por um trânsito mais seguro!

INICIATIVA PRIVADA