Notícia
Voltar...

DISTÂNCIA SEGURA.

DISTÂNCIA SEGURA.

Você sabia que pode evitar colisões e acidentes mantendo uma distância adequada e segura do veículo da frente quando dirige em rodovias?

Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, depende do tempo (sol ou chuva), da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.

Confira a dica do Programa CNH Popular para manter uma distância adequada e segura entre os veículos nas rodovias:

- Observe a estrada à sua frente e escolha um ponto fixo de referência (à margem) como uma árvore, placa, poste, casa, etc.

- Quando o veículo que está à sua frente passar por este ponto, comece a contar pausadamente: cinqüenta e um, cinqüenta e dois. (mais ou menos dois segundos).

- Se o seu veículo passar pelo ponto de referência antes de contar (cinqüenta e um e cinqüenta e dois), deve aumentar a distância, diminuindo a velocidade, para ficar em segurança.

- Se o seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter falado as seis palavras, significa que a sua distância, é segura.

- Este procedimento ajuda você a manter-se longe o suficiente dos outros veículos em trânsito, possibilitando fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem o perigo de uma colisão.

Atenção: Esta contagem só é válida para veículos pequemos (até 6 metros) e na velocidade de 80 e 90 km e em condições normais de veículo, tempo, estrada.

Gostou da dica? Coloque em prática!
Dirija com segurança e evite acidentes.

CNH Popular - por um trânsito mais seguro!