Notícia
Voltar...

OS RADARES DE TRÂNSITO FLAGRAM O INTERIOR DOS VEÍCULOS?

OS RADARES DE TRÂNSITO FLAGRAM O INTERIOR DOS VEÍCULOS?

Muitos condutores estão em dúvida quanto aos rumores de novos radares que poderão flagrar infrações como falar ao celular ou não usar o cinto de segurança.

Ainda não há registo confirmado de um radar que de fato, efetue flagrante do interior do veículo, até mesmo porque, a legislação vigente não permite este tipo de operação.

O que já está liberado em conformidade com as leis do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito, é a utilização das câmeras de monitoramento que já são utilizadas atualmente pela polícia para combater a criminalidade. Nas rodovias federais e estaduais, as imagens das câmeras já são usadas para aplicar multas desde 2013.

Agora, em todo Brasil, as câmeras também podem ser usadas para multar os motoristas que não obedecem as leis de trânsito dentro da cidade. As câmeras devem auxiliar a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), a punir motoristas que infringem as leis de trânsito. Entre as infrações mais comum de trânsito estão falar no telefone celular, não utilizar o cinto de segurança e usar faixa exclusiva de ônibus.

Qualquer irregularidade, que possa ser comprovada na gravação poderá ser transformada em uma autuação. A fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento somente poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para este fim.

Sendo assim, fique atento, cumpra as normas de circulação e conduta, e zele pela sua vida e pela vida do próximo.

CNH POPULAR - Conquiste o prazer da sua liberdade!