Notícia
Voltar...

ATENÇÃO, PEDESTRE!

ATENÇÃO, PEDESTRE!

Embora o espaço público pertença a todos de maneira igualitária, nem sempre a convivência social no trânsito parece basear-se neste princípio de igualdade. Deixamos aqui algumas dicas, para ajudar você, pedestre, que deseja se prevenir e contribuir para um trânsito mais seguro:

FAIXA DE PEDESTRES
É mais importante do que parece a prioridade, no cotidiano, em atravessar na faixa dedicada aos pedestres. Sempre sinalize e aguarde a gentileza do motorista antes de atravessar a rua. O contato olho no olho é uma boa para saber se você deve ou não seguir.

CRIANÇAS LONGE DA RUA
Nas calçadas, ande de mãos dadas (bem firmes!) com os pequenos posicionados do lado “de dentro”, a uma boa distância das ruas.

PASSARELAS
Em vias de grande movimento, se há opção para atravessar usando passarelas e pontes com espaço dedicado à travessia de pedestres, use-as.

FONES DE OUVIDO
Ao atravessar as ruas, tire os fones do ouvido ou opte por um volume que te permita ouvir tudo o que acontece ao seu redor, inclusive enquanto transita pelas calçadas.

DESEMBARQUE DE VEÍCULOS
Sempre desembarque pelo lado da calçada. Se estiver com crianças, o adulto desembarca primeiro e, depois, dá a mão para os pequenos saírem do automóvel em segurança.

PEDESTRE, respeite sua vida. Respeite o trânsito. Caminhe com atenção!

CNH POPULAR - educação ​ ​ pela segurança no trânsito.